Pragas

Pragas mais comuns

Proteja a sua casa e o seu negócio

  • Blattaria é uma ordem de insectos sendo as três espécies mais comuns associados ao homem as seguintes: Blatella Germânica (Baratinha ou Barata Germânica), Blatta Orientalis (Barata Oriental) e Periplaneta Americana (Barata Americana). Como todos sabemos as baratas vivem e reproduzem se nos nossos edifícios, onde são transmissoras de graves doenças nefastas para o ser humano. Doenças como asma, gastroenterites, febre tifóide, a disenteria entre outras, podem ser transmitidas para os humanos pelo contacto com alimentos, superfícies de trabalho e com a própria pele. para isso hoje existem métodos de controlo e de prevenção que podem controlar este tipo de pestes. Sem causar transtornos no funcionamento das instalações, podemos colocar os nossos métodos de uma forma rápida, indolor e sem que a área desinfectada tenhas que ser encerrada ou limpa de uma forma profunda.

  • A praga de roedores ocupa sem duvida um lugar de destaque. Enquanto o ser humano existir, os roedores andaram sempre à procura dos restos criados pelo homem. As espécies de roedores mais vulgares em portugal são: Mus Musculs (Ratos doméstico). Rattus Novergicus (Ratazana) e Rattus Rattus (Rato Preto). Como todos sabemos este tipo de pragas, são prejudiciais ao ser humano, pelas doenças que transmitem, como a doença de Weil (Leptpespirosis), infecções intestinais por salmonelas, triquinose e muitas outras tão ou mais graves. Não podemos deixar que este tipo de pestes se cruzem nas nossas áreas de habitação ou trabalho, a sua prevenção é o método mais importante. os Murideos tem uma grande adaptabilidade pelo que conseguem escolher os locais mais incríveis para colocação dos seus ninhos. Reproduzem-se em períodos de gestação de 3 semanas, e aos três meses ganham maturidade sexual.

  • As formigas são insectos que pertencem à ordem Hymenoptera e estão incluídas numa família (Formicidae). Distinguem-se de outros insectos, mas algumas destas características são comuns a alguns tipos de vespas. Embora nem todas as espécies de formigas construam formigueiros, muitas fazem autenticas obras de engenharia normalmente subterrâneas, esta servem para armazenamentos de alimentos, para a rainha, (para o berçário onde são tratadas as larvas. a função de reprodução é realizada pela rainha e pelos machos de colónia. Existe uma grande variedade de formigas, mas as mais importantes em portugal são: Lasius Niger (formiga de jardim), Monorium Pharaonis (formiga Farao) e Linepithema Humile (formiga Argentina).

  • As espécies de moscas mais frequentes nas pragas urbanas, têm maioria dos casos uma grande importância na transmissão de doenças ao homem, através da contaminação dos alimentos com microrganismos patogénicos. entre as especies existentes de moscas destacam-se: Musca Domestica (Mosca Doméstica), Drosophila Spp (Mosca da fruta ou vinagre), Sarcopahaga Carnaria (Mosca da Carne), Lucilia Caeser e Calliphora Vomitoria (Moscas Verejeiras), Simulideos Simulium Spp (Moscas Negras), Tabanus Sudeticus e Chrysops Relictus (Moscas dos Cavalos) e Stomoxys Calcitrans (Mosca dos Estábulos). Independentemente dos progressos no controlo químico de insectos voadores, as medidas de higiene e saneamentos, continuam a ser um dos métodos de prevenção mais importantes para o controlo destas pragas. A colocação de aparelhos insecto caçadores, são também um grande auxilio para consolidar os tratamentos de desinsectização que são possíveis nas mais diferentes áreas de laboração ou de habitação.

  • As Pulgas são um problema doméstico comum, especialmente quando há cães ou gatos. Também se encontram frequentemente em casas onde já existiram animais de estimação. Apesar de ser possível que as Pulgas transmitam doenças, isso é muito raro neste país. A principal preocupação é a angústia provocada pelas picadas das Pulgas em pessoas e animais de estimação. Há muitas espécies de Pulgas, mas a maior parte tem entre 2 e 3 mm de comprimento e cor vermelha ou castanha. As Pulgas adultas perfuram a pele dos mamíferos e das Aves para se alimentarem de sangue. Mas as larvas alimentam-se da matéria orgânica que costuma existir em tapetes e roupa de cama, pelo que uma boa higiene pode atrasar o ciclo de vida delas.